Tenho percebido que muitos de meus amigos estão deixando o Orkut nas últimas semanas. Sem deixar rastros e sem explicação, dão bye bye ao site. As baixas são semanais e estou supondo que as razões são as mesmas argumentadas pelos amigos que jamais aderiram ao site que é um dos maiores fenômenos da Internet, só perdendo para o Google que, por sinal, é seu proprietário.
Medo e receio, sensação de insegurança diante da exposição pública. Este é o argumento que sempre ouvi. Uso o Orkut para manter contato, mesmo que virtualmente, com os amigos que deixei pelo mundo afora. Reencontrar velhos conhecidos sempre é bom. Fazer novos amigos também. No entanto, num país como o Brasil, a violência assusta. Entendo o zelo.
Por outro lado, aquelas possibilidades do site me encantaram desde o início, falando mais alto do que qualquer receio. Vivemos numa era midiática, de super-exposição. Nossa imagem está ao alcance de lentes indiscretas em qualquer lugar. Na rua. No elevador. Na sala de aula. Não há motivos para excesso de pudores. Isso não significa que devemos trilhar o caminho oposto, o dos loucos por mídia. Bom senso. Apenas isso.
2 comentários:
O grande lance do orkut é não deixar muita informação por lá. Pessoalmente acho isso de apagar scraps uma grande bobagem...
Como você bem disse, é questão de bom senso. Não vou passar horários, nem lugares onde estarei por scrap, por que aí é batata né?
Só falo bobagem nos scraps, não coloco meu nome completo (apenas um apelido), tenho poucas comunidades e apenas 3 fotos.. É bom manter-se low profile..
Os que me conhecem me reconhecem, e quem não me conhece é só adicionar no msn.. enfim.. existem possibilidades. É só saber lidar com elas.
Oi, Evandro!
Pois é, em breve eu também não estarei mais no orkut. Chama-se cometer orkutcídio.
E não estarei arrependida.
Postar um comentário