sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sigilo profissional, inclusive na mídia, é assunto de reunião no Sul

Leio e reproduzo abaixo notícia publicada pelo Coletiva.net, do RS, dando conta que entidades dos jornalistas, médicos, advogados e padres participam na próxima terça-feira de um debate sobre o sigilo profissional. O encontro é iniciativa da associação dos juízes gaúchos (Ajuris) e, pelo teor da nota, a temática vai provocar muita polêmica. Certamente o assunto preocupa muita gente. Grifei o segundo parágrafo do texto, onde está, a meu ver, o nó górdio do debate: o linchamento moral de gente sem culpabilidade comprovada. O maior desafio, na minha opinião, está em conciliar a ação responsável da mídia com o direito individual. Há muita corrupção, sem dúvida alguma. Mas a abundância de despreparo profissional também é flagrante.


"JORNALISMO | Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008 | 16:51

Ajuris promove palestra sobre sigilo profissional

O Departamento de Comunicação da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) realizará no dia 16 de setembro, a partir das 14h, o encontro intitulado O sigilo e o exercício profissional, buscando fazer um alerta à importância da proteção da intimidade e ao uso responsável e ético do sigilo profissional. Entre as profissões que serão discutidas está a de jornalista, além da advocacia, medicina e clérigos.

Informações da entidade apontam que 2008 foi um ano marcado por muitas ações ilegais e preocupantes do ponto de vista de invasão da privacidade. Segundo o Departamento de Comunicação da Ajuris, "não foram poucos os casos relatados que iam de encontro à Constituição Federal, ferindo pontos básicos como o princípio da inocência e a proteção da intimidade e privacidade."

O evento será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura, na Rua Celeste Gobbato, 229, em Porto Alegre, e reunirá representantes de Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Medicina (Cremers), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e da própria Ajuris."

Nenhum comentário:

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites