terça-feira, 29 de julho de 2008

Baixa o preço da gasolina!!!!!

Calma gente, é nos EUA. Leio que o preço do galão de gasolina nos Estados Unidos acaba de cair para menos de US$ 4 em alguns estados. Em Massachusetts, o preço do combustível chegou a US$ 3,96, fato festejado pela mídia norte-americana, pois desde junho o preço superara a barreira dos US$ 4.

Números não são minha especialidade, mas resolvi tirar a prova dos nove neste caso. O galão americano equivale a 3,79 litros, estes mesmos que a gente utiliza aqui, abaixo da linha do Equador. Pois hoje abasteci minha motoneta e paguei R$ 2,59 pelo litro de gasolina aditivada.

Fiz as contas e cheguei à conclusão que em Florianópolis, o que não é muito diferente do resto do Brasil, a gente paga 60% a mais do que os norte-americanos para encher o tanque... Enquanto eles pagam um mísero dólar pelo litro, nós entregamos ao frentista o equivalente em reais a US$ 1,60.

A culpa é dos impostos no Brasil, grita um colega meu, dizendo que os impostos no preço dos combustíveis chegam a 50% do valor cobrado na bomba de combustíveis.

Outra colega, complementa com informações sobre a voracidade do fisco norte-americano sobre o combustível. A diferença é gritante. Naquele país a média do imposto pago é de 50 centavos de dólar. Por galão!!! O que cobra mais imposto é a Califórnia, com 74,9 cents por galão. O fisco mais generoso é o do Alasca, com 26,4 cents por galão.

Ou seja, enquanto os californianos dirigem seus carrões pagando pouco menos de 20% de imposto no litro da gasolina, no Alasca os motoristas contribuem com 7% do litro do combustível. E olhem que eles ganham em dólar!!!!

Um comentário:

Lucas Fach disse...

Mt bom seu blog
Cheio de coisas bacanas
Espero q passe pra conferir meu blog!

abraço

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites