quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Mandarim

O jornalista Marco Aurélio Gomes, da Central de Notícias Regionais, está na China, cobrindo missão empresarial da Federação das Indústrias de SC. Pelo Msn, conta que está impressionado com o que está vendo. No site da Central, tem que se cadastrar, é possível acompanhar as matérias do Marcão.

Marco - “Fala véio, não tenho dado atenção para teus recados, tô correndo aki, meu.”
Evandro - “Estás emplacando matéria por aqui às pencas meu camarada...”
Marco - “Que bom”
Evandro - “Queres uma sugestão de pauta? O ex-presidente do Sinduscon, quando esteve na última viagem à China pela Fiesc, visitou uma indústria de caminhões - fora do roteiro oficial da comitiva e ficou impressionado com a linha de montagem dos sujeitos. Era tudo no braço, sem projeto. Vem um cara e coloca a porta, outro coloca as rodas. Ele nem acreditava que saia um caminhão no final. Imagina o padrão de qualidade... Não deve sair um caminhão igual ao outro no final da linha de montagem.”
Marco - “É assim mesmo, tudo na China é assim, mas sai. Cara, o ritmo de construção é frenético, é assim mesmo. Tem chinês em abundância, ganhando pouco e trabalhando muito. Cara. O Brasil não é nada perto da China.”
Evandro – “Como assim?”
Marco – “É outro mundo...”
Evandro – “Cultural ou economicamente falando?”
Marco – “Nos poucos dias em que estou aqui, estou aprendendo a pensar grande, heheheheh. O brasileiro precisa ser mais pragmático. Vou te dar um exemplo. Fui visitar hoje uma zona de desenvolvimento. O investimento é de 800 milhões de dólares. 91% da iniciativa privada. É uma espécie de ZPE, só tem 20% de empresas instaladas mas a infraestrutura tá toda pronta. Pontes, ruas, metrô, tem até hotel cinco estrelas. As ruas estão desertas, esperando o futuro..Porque eles fazem planejando o futuro para os próximos 20 anos. É impressionante o ritmo dos caras aki. É claro que eles pagam um preço social alto com certeza. O sujeito ganha 70 dólares por mês para trabalhar 14 horas por dia. O sol você não vê. É uma puta poluição com névoa. A China é uma terra de contrastes...”
Evandro – “E os preços, como são? Com 70 dólares ele consegue viver, ou tem um bolsão família por aí também?”
Marco – “Nada. No porto que a gente foi visitar, os caras moram em prédios novos, eles só vão para a casa na folga. Ganham comida e casa e uma merda de uma grana. Meu,, mão de obra é que não falta aki. Tem chinês sobrando para tudo que é lado. Tem uma pobreza do c também. Nos acessos ao metrô é gente pedindo esmola, gente deformada, doente. Tem sempre gente para ganhar um troco que pede para levar suas sacolas. Essa é a China.”
Evandro – “E os preços no dia-a-dia?”
Marco – “A comida é barata mas tem de tudo, cara, shoppings imensos não esses shopinzinho que a gente conhece no Brasil. Infelizmente não vou a Pequim, mas conheci Hong Kong e Johanesburgo, na África do Sul. Em Hong Kong, que tem o metro quadrado mais caro do mundo, o crescimento é na vertical.... tem coisas caindo aos pedaços ao lado de coisas super modernas. É impressionante. Fizemos escala lá na África do Sul e passamos o dia. Visitei Soweto, miséria, miséria e miséria. É terrível a pobreza de Soweto. Visitei a casa do Mandela. Esse ano completou trinta anos da primeira grande revolta dos negros, tem muito material em vídeo...sobre as manifestações, a luta contra os afrikaners.

Um comentário:

Tom disse...

Olá meu caro Evandro
Tudo bem? sou o Tom, fiz uma entrevista contigo há um tempo atráz lembra? Tava passeando pelos blogs dos jornalistas catarinenses e vi o seu. Axei Bem interessante. Aproveitando este e-mail queria dizer que no momento estou desenvolvendo uma matéria sobre novos rumos do jornalismo para um trabalho semestral, e um dos temas que ierei abordar é o jornalismo corporativo. gostaria que vc me respondesse algumas perguntas através de E-mail? seria possivel?
Há mais uma coisa, sou o vice-presidente do centro acadêmico de jornalismo Aldirio Simões e este é nosso e-mail ca.aldiriosimões@yahoo.com.br logo o blog estará no web tbm.
Um forte abraço Tom
um forte abraço Tom

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites