O talento de um fotógrafo, aliado ao faro jornalístico, costuma atiçar a sensibilidade humana. Afinal de contas, somos eternos voyeurs, curiosos por natureza e sempre prontos a parar por algum tempo para contemplar uma imagem que nos toque de alguma forma. Há 30 anos Luiz Fernando Veríssimo escreveu uma crônica — "O Popular" — em que descrevia esta curiosidade, às vezes meio mórbida do ser humano. Pois a Fundação holandesa World Press Photo, que há anos promove o Oscar do fotojornalismo mundial, acaba de premiar as grande imagens do ano passado. Quem quiser vê-las na internet pode acessar a mostra on-line das vencedoras. Aqui no Brasil, os curitibanos são os privilegiados que poderão, pela segunda vez, conferir a mostra das vencedoras do ano passado, clicadas em 2004. Patrocinada pelo O Boticário, a exposição fica até dia 22 de fevereiro no shopping Estação, em Curitiba. A coluna do jornalista Carlos Alberto Bellinaso traz mais informações sobre a mostra, imperdível para quem é apaixonado pela fotografia e pelo jornalismo de qualidade. Já inventaram o anúncio com cheiro, será que as fotos com aroma serão estratégia para os jornais impressos segurarem seus leitores? Na imagem, a foto vencedora da última edição do prêmio e que acaba de rodar mundo afora, expondo a miséria da fome na África, clicada pelo canadense Finbarr O'Reilly.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006
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Um comentário:
Realmente, as fotos são demais...falam mais do que milhões de palavras
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