domingo, 25 de janeiro de 2009

Manual de conduta

O texto abaixo, do professor e jornalista Manuel Chaparro, merece lugar de honra na agenda diária dos jornalistas. Serve também, com certeza, como um excelente manual de conduta para profissionais de diversas áreas:

"Qual o segredo do grande repórter e de suas reportagens de sucesso? Ele sabe como cultivar e manter fontes — várias delas jamais citadas; lê livros, revistas e jornais, para manter em forma a sua capacidade de compreensão da atualidade; quando apura, preocupa-se com a quantidade de detalhes, para poder chegar ao máximo de qualidade na depuração; armazena informações estratégicas na memória ou em arquivos sempre à mão; está atento às manifestações aparentes para investigar realidades escondidas; usa técnicas e azeita meios de aferição, para se assegurar de que tudo o que publica poderá ser comprovado; sabe quem são os informantes certos em cada lugar e ocasião, e conquista-lhes a confiança, fazendo por merecê-la; preocupa-se com os efeitos sociais do seu trabalho, cumpre prazos, mantém o ritmo, porque o seu tempo é o presente."

2 comentários:

Petrobrás. disse...

Olá. Ótima sua matéria sobre o preço da gasolina. Tomo a liberdade de sugerir que comente mais sobre o assunto e que participe das denúncias contra a Petrobrás veiculadas no blog http://petrobras-petrobras.blogspot.com

Anônimo disse...

Evandro, o texto do Chaparro deve ser colocado na mesa de todos os jornalistas.
Beijos
Elaine B.

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites