segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Lições do dono da Piauí

O jornalista Marcos Sá Corrêa disse coisas interessantes na Semana do Jornalismo, realizada no final de outubro pelo curso de Jornalismo da UFSC. Dignas de reflexão, arrisco um resumo das falas interessantes do editor da Revista Piauí.

Definição de notícia: "É aquilo que acontece agora em algum lugar onde não tem nenhum jornalista. (...) A replicação das notícias de ontem e que vão sair de novo amanhã."

Segundo ele, o último jornal impresso vai ser lido em 2043 nos Estados Unidos, ano em que vai morrer o último leitor que possui o hábito de ler jornais em papel. Para reforçar o argumento de sua previsão, citou pesquisas que apontam em 53 anos a idade média dos leitores de jornal hoje nos EUA.

Deu recomendações aos futuros jornalistas: "Repórter é um profissional da ignorância. Ele habita no território da novidade, do que ele está disposto a apreender. Sempre na fronteira daquilo que ainda não sabe. (...) A essência da Internet é que quem manda na audiência é a própria audiência".

Sugeriu algumas leituras, como "A Ferro e Fogo", de Warren Dean, na opinião dele uma obra fundamental para entender o Brasil, além, é óbvio, de "Casa Grande e Senzala", do mestre Gilberto Freyre.

Não lembrou o nome do autor, mas citou "Green Ink: an Introduction to Enviromental Journalism", de Michael Frome, norte-americano de 74 anos que é uma das referências no jornalismo ambiental praticado mundo afora. "Ele esteve em Curitiba participando de um evento e a imprensa nacional praticamente ignorou sua presença", criticou.

Nenhum comentário:

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites