domingo, 1 de julho de 2007

Sêo Freitas, homem raro

Carlos de Freitas, o primeiro jornalista em Santa Catarina a me dar uma chance para começar na profissão vai ser homenageado em Blumenau pelos seus 60 anos de jornalismo. Leio que a iniciativa partiu da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí. A homenagem está marcada para terça-feira(3), às 19h, na sede da entidade, que fica na Rua Timbó, 84, no bairro Victor Konder. Aos 87 anos, Sêo Freitas mora no asilo Casa São Simeão, em Blumenau, onde ainda dedica boa parte de seu tempo à literatura.

A matéria publicada no site da prefeitura de Blumenau, de autoria da repórter Marilí Martendal, conta que o velho jornalista é o atual Presidente de Honra do Conselho Editorial da Editora Cultura em Movimento, da Fundação Cultural de Blumenau.

Marili relata que o gaúcho Freitas passou pelas redações de publicações como a Folha de São Paulo - onde atuou por 16 anos, além da Revista O Cruzeiro. Veio para Blumenau em 1976, onde trabalhou por muitos anos no Jornal de Santa Catarina e também no jornal A Hora, dedicado à cultura.

A repórter não faz referência na matéria quanto aos rasantes do Sêo Freitas em Florianópolis. Tive duas oportunidades de trabalhar com ele por aqui: em 1986 ele chefiava a sucursal de A Notícia na Capital. A última foi na segunda metade dos anos 90, quando ele chefiou um projeto editorial na Grande Florianópolis que acabou naufragando. Foram breves períodos. Lembro que seu grande amigo na cidade é o Edson Rosa, jornalista do A Notícia por longos anos.

De qualquer modo, a experiência de conviver com ele valeu a pena. Um abraço meu velho amigo, você merece a homenagem. Parabéns aos profissionais de arquitetura e engenharia pela bela iniciativa.

Nenhum comentário:

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites