sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Controle Global de Qualidade escorrega

Não quero aqui ficar bancando o paladino das causas corretas em se tratando de nossa língua portuguesa. Afinal de contas, meu modesto blog certamente contém erros os quais nem consigo perceber. No entanto, não poderia ficar sem comentar o que ouvi na Rede Globo de Televisão, que - ao contrário deste escrevinhador - tem um poder de audiência gigantesco, principalmente quando se fala em novela das oito. Ontem à noite, fiquei na dúvida em frente à TV. Ouvi do Pedro Paulo Rangel, ator que vive um personagem de classe social aquinhoada, cometer uma gafe daquelas que costumam passar batido. Ao chamar a atenção de duas personagens que estavam batendo boca, ele disparou um dEgladiar que entrou atravessado em meu ouvido. O verbo digladiar, com i mesmo, até que é relativamente utilizado por uma camada mais letrada da população. Segundo o Aurélio, significa "Discutir com calor; disputar, combater, contender, lutar".
Fico aqui me perguntando se o ator é quem cometeu o erro, por seu repertório pessoal, ou o autor do folhetim é quem cometeu a escorregadela.

Nenhum comentário:

Baú de posts

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, com atuação na área de comunicação corporativa

Seguidores

Add to Technorati Favorites